quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Home Studio. O que fazer com as pistas gravadas?




Qual a diferença entre um track gravado no seu home studio, pra um gravado no studio de uma multinacional famosa, por um engenheiro famoso, com todo tipo de recurso???


O tratamento que você da pro seu track.

Isso mesmo! A grande diferença é exatamente essa. Se você pegar o track cru de um grande engenheiro, vera que a diferença esta no processo todo que ele usa pra chegar naquele som. Em um  track de voz por exemplo, ao invés de simplesmente colocar o microfone na frente de um cantor e gravar, a preocupação vai ser tirar o melhor som possível na gravação. É óbvio que cada um tem seus segredos e macetes pra se chegar no som desejado, mas, é de consenso comum que você precisa do melhor som já na captação.

Ok, mas e quem não tem uma pilha de periféricos caros, uma mesa de som de milhares de dólares, e uma sala super tratada????

Eu costumo pensar que o melhor equipamento do mundo é o que eu tenho agora nesse exato momento. Começo por aí.

Faça o que puder com o que você tem em mãos, muitas pessoas nem lêem o manual dos equipamentos, ou seja, não conhecem o seu microfone ou o seu software a fundo, com isso você limita ainda mais o trabalho.

Conhecendo o que se tem em mãos pra trabalhar, fica mais fácil chegar em um bom resultado.

Um exemplo: Alguns microfones condensers, principalmente os mais baratos, são bastante ásperos, com bastante sobra de médio agudo, e agudos, isso é um problema??? Claro que sim, se você for usa-lo numa voz já estridente por natureza ele vai realçar isso ainda mais. Pô! Mas eu só tenho esse microfone!!! Então aprenda a trabalhar com ele, se você já percebeu que ele realça a região de 3.5 kHz, você vai precisar atenuar essa região no equalizador em alguns canais na hora da mixagem.

Um outro exemplo: A maioria das salas de home studio não são tratadas e com isso elas acrescentam certas frequências aos tracks gravados com microfonações. São os chamados modos ressonantes. O som emitido por uma fonte sonora bate nas paredes, tetos e chão, e ficam refletindo por um tempo na sala, com isso cancelam algumas frequências e realçam outras. Isso descaracteriza o timbre do instrumento. 

Na maioria das vezes não temos orçamento pra fazer um tratamento descente, visto que não basta simplesmente encher a sala de espuma, pois dessa forma você vai abafar demais a sala e matar frequências boas também.

Bom, já sabemos que nossa sala tem esse problema, então o que fazer???? Você pode evitar bastante da sala usando uma microfonação mais próxima, só tome cuidado com o efeito de proximidade. (Quando o microfone esta muito perto da fonte causa um aumento de graves). Se sua sala é grande e reverberante você pode usar biombos pra encurtar as distancias isso funciona muito bem e o resultado é muito bom, numa captação de voz por exemplo, você pode botar um biombo atrás do cantor pra que o ambiente fique menor e com isso mais seco. Até edredons funcionam nessa hora. Compre cordas de varal, e pendure alguns edredons na sua sala pra controlar a reverberação.

Depois de captado.

Depois dos tracks gravados você pode usar a técnica de varredura com o equalizador pra achar as ressonâncias indesejadas, explico:

Formas de achar ressonâncias indesejaveis
Figura 01
Pegue um equalizador onde você tenha total controle sobre ele, (Ganho de frequências, Fator "Q", e Bandas de frequências ajustáveis). Escolha uma determinada frequência suba o volume dela ao máximo, estreite bem o "Q", agora pegue o controle de frequência e faça uma varredura por todo o espectro de frequências de forma bem lenta. (Figura 01) Quando você chegar em uma frequência indesejada ela literalmente vai saltar pra fora, ficando bem mais alta que as outras, agora é só atenuar na quantidade desejada, até o som soar o mais natural possível, tome cuidado pra não cortar demais e descaracterizar o timbre do instrumento, sempre compare com e sem o equalizador pra ver se houve melhoras. As vezes é preciso alguns cortes em várias bandas de frequência.

Engenheiros profissionais comprimem bastante no momento da gravação, principalmente instrumentos de percussão e vozes. Se você não tem o costume de gravar comprimindo, lembre-se que na hora de fazer o tratamento desses tracks é bom antes de tudo dar uma nivelada na dinâmica. Cuidado pra não exagerar e deixar tudo muito reto e sem vida. você pode usar compressores e limiters pra isso, ou alguma ferramenta no software que mude o ganho (change Gain).

Esse é um ponto interessante, muitos altores de livros ou artigos encontrados pela internet, dão dicas de compressão do tipo: " Em voz, use uma razão de 4:1 e redução de ganho de uns 3 ou 4 dbs. Isso só funciona em um track muito bem gravado e com a dinâmica já controlada, uma pista de voz com uma variação dinâmica muito grande, vai exigir uma compressão pesada pra encaixa-la na na mix.

Uma outra coisa, todo engenheiro profissional antes de começar a mix, verifica se tudo está devidamente editado e afinado. Quanto tempo você perde editando seus tracks??? Ou você nem tem o abito de fazer uma edição??? Uma bateria sem nem um tipo de edição, pode soar muito embolada, e com isso você vai tomar decisões erradas de equalização, sem contar os cancelamentos de fase que deixam o som dela muito magro e sem vida. Dependendo da quantidade de vazamento em um canal de bumbo, por exemplo, quando você aplicar uma compressão pesada, esse vazamento todo vai bagunçar sua mix e fazer com que o bumbo soe estranho. Por isso, vale a pena antes de começar a equalizar e comprimir verificar se isso ocorre. 

Vozes semitonadas também tem um timbre diferente, antes de começar a encaixar a voz na mix é bom ver se ela precisa de afinação, pode ser que com isso você use pouca equalização na voz.

É óbvio que em condições favoráveis você não perde muito tempo nos tracks individuais, mas aqui estamos falando de condições não tão perfeitas assim, que é a realidade dos home studio.

Quanto mais tempo você dedicar na captação e na edição das pistas antes da mixagem melhor elas vão soar Muita gente se contenta com o que tem em mãos e já sai mixando. Algumas pessoas até dizem que nunca vão ter um som profissional, por não ter os equipamentos mais caros do mundo. Bobagem, equipamentos servem pra te auxiliar em uma determinada tarefa, mas o trabalho é feito pelo técnico. Muitos produtores e técnicos já gravam com o som pronto, tendo a sonoridade que eles querem na musica.

A próxima vez que você tiver uns tracks em mãos pra trabalhar, pense em com você pode melhorar e deixa-los o mais profissional possível.

Um abraço.


Figura 02
Ps.: Essas dicas são pra serem usadas antes da mixagem, no tratamento individual de cada pista. Na hora da mixagem não vale apena ficar muito tempo melhorando o som de um instrumento em solo, ele tem que soar bem na mixagem junto com todas as outras pistas, e quase sempre um canal solado pode soar estranho, esquisito, mas no contexto encaixar perfeitamente. 

O processo de mixagem consiste em fazer todo mundo caber no espectro de frequências, não é raro termos que deixar um instrumento magro pra abrir espaço pra outro, é tudo uma questão de orquestração. (Figura 02)

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