terça-feira, 15 de maio de 2012

Timbrando sua pedaleira.

Artigo timbrando sua pedaleiraAlgumas pessoas me procuram pedindo pra montar bancos em seus multi-efeitos (pedaleiras digitais), ou pedindo patches de alguma pedaleira específica. Pensando nisso resolvi fazer esse guia pra que você possa timbrar sua pedaleira de forma correta e aproveitar os recursos que ela oferece.


Antes é preciso entender algumas coisas:







Não vou entrar na polêmica sobre o que é melhor, analógico ou digital, e nem direcionar as dicas a uma marca especifica. A idéia aqui é passar dicas pra se timbrar bem uma pedaleira digital.
Mais essas dicas podem também ser usadas em qualquer situação, ou equipamento de guitarra. Antes de tudo, leia o manual!!! Muitos fabricantes disponibilizam funções especias em seus aparelhos, algumas delas são essências para um bom funcionamento do mesmo, outras pra melhorar a sua performance.

Entendendo o conversor AD/DA (Analógico digital/digital analógico)

O áudio que sai de sua guitarra é analógico, pra que ele trabalhe em um ambiente digital, é preciso um conversor que já vem embutido nas pedaleiras digitais. Funciona mais ou menos assim: O áudio sai de sua guitarra, passa pelo conversor da pedaleira que o converte pra digital para então ser processado dentro do aparelho. Depois passa de novo pelo conversor pra ser convertido novamente pra analógico, e entrar no amplificador ou mesa de som. Na década de 90, quando houve o "boom" dos multi-efeitos digitais, essa conversão ainda estava engatinhando, os melhores conversores chagavam no máximo a 16 bits, por isso muita gente torcia o nariz pra multi-efeitos digitais, dizendo que o som digital não chegava nem perto do som analógico. Hoje em dia a coisa mudou muito, existem conversores de 32, 64 bits, e por aí vai. Com isso fica mais fácil preservar a identidade sonora do áudio captado na hora da conversão, e o pouco de perda que se tem, quase não é perceptível.

Então, vamos botar a mão na massa!!!!

Verifique primeiro a configuração de saída de sua pedaleira, a maioria delas se adapta a vários tipos de situações, e pra isso você tem saídas especificas pra cada tipo de ligação. Isso afeta o sinal que saí, pois altera a impedância de saída. Por exemplo: Se você vai plugar sua pedaleira no input de um amplificador de guitarra, você precisa usar a saída especifica pra isso. Se você usar a configuração de saída que é apropriada para ligações em mesa de P.A. as impedâncias não vão casar, e com isso você terá perda de sinal, e até mesmo um som descaracterizado. Os aparelhos podem vir com essas configurações de saída na forma físicas ou virtuais, você precisa ver no manual do aparelho quais são e como são as configurações pra cada tipo de situação. Lembre-se que isso é de extrema importância!!!

Verifique o "Bypass"

Quando o aparelho está em modo "Bypass" o sinal da guitarra passa pelo circuito do aparelho sem processamento algum. Teoricamente deveria ser assim... Teoricamente!!! Pois isso nem sempre ocorre em multi-efeitos. Pra que isso ocorra, deve-se haver uma forma dentro do aparelho, uma espécie de ponte, pra quando estiver em bypass o sinal ir direto da entrada pra saída, sem ter que passar por todo o circuito eletrônico, O chamado "True Bypass." Mais, como disse, a coisa nem sempre funciona assim. Deve haver alguma forma de acionar o modo bypass no aparelho, use-o para verificar se há alguma perda, seja de ganho ou de agudos que é o mais comum. Se houver perda de volume por exemplo, e você tiver algum controle máster de volume, use-o pra igualar o sinal no modo em bypass e no modo play. Faça isso com todos os efeitos da cadeia de sinal desligados.



Timbrando.


Imagem artigo manual pedaleirasCom os procedimentos acima verificados podemos começar a trabalhar nosso timbre. Escolha um banco que possa ser editável, (Engraçado dizer isso, mais muitos fabricantes desponibilizam bancos que não podem ser modificados e salvos com novas configurações. Confesso que nunca entendi isso) desligue qualquer efeito, até mesmo equalizador e compressor (os fabricantes oferecem formas de se fazer isso). Lembrando! O sinal com todos os efeitos desligados, deve ser o mesmo que quando em bypass, sempre verifique isso.

Feito isso vamos começar pelo amplificador. Com os efeitos desligados na pedaleira, o sinal vai puro para o amplificador de guitarra, dessa forma podemos timbrar o amplificador. Escolha o canal limpo e comece com os controles de equalização do amplificador em 50% de seu curso, isso equivale ao flat. (sem equalização) Ache um timbre limpo que lhe agrade, geralmente não precisamos de mudanças muito drásticas nos controles de equalização do amplificador, mais isso depende muito da situação. Uma dica é você timbrar o amplificador no volume que você for tocar, assim você corre menos riscos de errar na equalização. Outra coisa, preste atenção na região dos médios, essa é a região onde as fundamentais da guitarra se encontram, cortar muito dessa frequência vai fazer com que seu instrumento se perca no meio da banda, e você precise de muito volume pra se ouvir. Em volumes altos, não exagere nos graves, sua guitarra pode soar embolada, deixe essas frequências para o contra-baixo. Tome cuidado com os agudos também pra que sua guitarra não soe magra e estridente de mais.

Outro ponto importante, tocar em casa em volume baixo num amplificador de pequeno porte, exige uma abordagem diferente da que você usa pra tocar num palco em volumes e equipamentos de show, preste atenção nisso. Vários equipamentos, principalmente os vintages foram feito pra se usar em volumes altos, e em equipamentos de grande porte. Por isso muita gente reclama que não consegue um som legal de determinado pedal famoso.

Se você for ligar diretamente no sistema de P.A. e sua pedaleira permitir esse tipo de conexão, o técnico de som vai esperar você mandar um sinal de áudio pra ele, e sua monitoração será através das caixas de retorno do palco ou fones de ouvido. Peça que ele abra a guitarra nos monitores e timbre do seu jeito, quando estiver pronto o técnico de P.A. vai mixar sua guitarra junto com o resto da banda. Pra essa situação o aparelho precisa ter alguma simulação de falantes de guitarra.

Se a guitarra estiver soando bem sem efeito algum ligado, já é meio caminho andado. Agora comece acrescentando os efeitos que você ache necessário pra situação musical em questão. Vá ligando e timbrando um a um, utilize somente os efeitos necessários, não é porque você tem a possibilidade de usar 50 efeitos simultaneamente que você vai precisar dos 50 efeitos, isso é irreal, e gera perdas de timbre, ruídos e vários outros problemas.

Algumas dicas de cadeia de sinal pra que você tenha uma referencia.

Artigos timbrando sua pedaleira.
Vamos começar com um som de guitarra base distorcida. (Crunch) Ligue o drive da pedaleira. Como os aparelhos disponibilizam de varias opções, escolha uma que se aproxime do que você quer. Uma dica: Pra esse tipo de som, é melhor escolher um timbre de drive mais leve e dinâmico, um overdrive cai muito bem. Se você escolher um timbre com muito ganho e muito comprimido vai ser difícil chegar numa regulagem legal pra esse fim. O grande erro é não saber encaixar o timbre certo na situação certa. Um timbre carregado de drive, ultra comprimido e com médios escavados, pode soar legal pra um trash metal, mais pra um pop do tipo "Paul McCartney" totalmente deslocado

Todo efeito que você adicionar na cadeia não deve alterar o volume do sinal. (A não ser que seja essa sua intenção). Como nosso primeiro efeito é um overdrive, ligue e desligue o efeito e veja se houve alguma alteração de volume em comparação ao efeito desligado, se houver use o volume (level) do efeito pra corrigir isso. Basicamente o que queremos é o mesmo volume quando o efeito estiver ligado e desligado.

Procure usar o controle de ganho do drive de forma inteligente. Não compensa usar taxas de ganho muito altas se o som estiver embolado. Com menos ganho você tem um som mais encorpado e definido, é o contrario do que muita gente imagina. Com mais ganho você tem um som mais comprimido e embolado, sua guitarra tende a sumir no meio da banda, principalmente em volumes altos. Com menos ganho você tem uma articulação melhor das notas, mais dinâmica, e as frequências serão melhor definidas. Outra coisa, toda vez que você aumenta o controle de ganho, você vai ter a sensação de que o volume aumentou também, use o controle de level para corrigir isso. Em um efeito de distorção/overdrive esses dois controles trabalham juntos. Menos drive e mais volume você tem um som mais definido e encorpado, mais drive e menos volume você tem um som mais comprimido, mais embolado. Se a intenção é usar mais ganho, mais drive, reconsidere usar captadores com maior saída, e talvez alguns pedais de booster. As vezes com mais drive, os graves tendem a embolar, e os agudos ficarem estridentes, preste atenção nisso quando for timbrar. Se o efeito de drive tiver um controle de equalização ou tone, use para aproximar as frequências da guitarra limpa e distorcida.

Pronto, agora temos nosso som de overdrive pra base, se você sentir o som muito seco, muito na cara, tente adicionar um reverb curto simulando uma sala. Só tome cuidado com o volume desse efeito, a não ser que você queira que sua guitarra  pareça estar dentro de uma caverna. Como o efeito de drive já comprime o sinal, não vejo a necessidade de se usar um compressor. Isso vai acrescentar muitos ruídos, e matar o resto de dinâmica que sobrou. Mais isso não é uma regra rígida, experimente e veja o que lhe agrada. Usar um equalizador extra, só se você sentir necessidade de mudar alguma coisa no som, (Alguns overdrives alteram os graves quando ligados). Muita gente pode estranhar eu ter usado poucos efeitos pra esse timbre, mais é aí que esta a chave, quanto menas coisas ligadas, menos perdas de sinal, e mais objetivo seu timbre será.

Seguindo os conselhos acima, você pode ir criando outros bancos. Que tal um timbre limpo com chorus e delay? O procedimento é o mesmo, adicione o chorus primeiro regule-o, depois adicione o delay, pronto. Procure não exagerar na intensidade desses dois efeitos, pra não embolar o som, e use um numero de repetições (feedback) baixas no delay  se a intenção é só preencher o espaço entre as notas, e criar uma ambiência, duas ou três repetições no máximo já resolve, procure deixar o volume do efeito mais baixo que o timbre natural da guitarra. Já se a ideia é um som tipo The Edge do U2 aí é outro caso.

Numa cadeia pra solos, você pode escolher um timbre de drive com mais médios pra que sua guitarra se destaque. Você pode usar também um pouco mais de volume nesse banco como se utilizasse um booster limpo no fim da cadeia de efeitos na hora do solo. Se for uma coisa meio blues, use bem pouco drive,  só pra sujar o som mesmo, isso valoriza mais as dinâmicas de palhetada. Você pode  também usar um equalizador pra acrescentar mais médios antes ou depois do drive. Experimente as duas situações e veja qual soa melhor pra você. Dependendo do equalizador disponível na sua pedaleira você pode até escolher qual banda de médios usar pra esse fim.

Algumas pedaleiras oferecem muitos recursos, leia o manual pra conhecer bem o seu aparelho. Em varias situações um multi-efeitos pode ajudar muito, por exemplo: Numa banda cover/tributo, onde você precise de vários timbres. O mesmo caso bandas show, onde você toca vários estilos, e cada hora usa um timbre diferente. Se você não tiver preconceito pode ter um grande aliando na hora de confeccionar seus timbres.

Ultimas dicas:

Acostume-se com equalizações globais, se cada hora que você trocar de banco sua equalização mudar, o técnico de P.A. vai ficar louco contigo, e isso não é nada funcional. Algumas pedaleiras multi-efeitos, vem com simuladores de amplificadores famosos e alto falantes de guitarra. As dicas são as mesmas, só tome cuidado!! Se você for ligar sua pedaleira em um amplificador de guitarra não há a necessidade de simular um amplificador, nem falantes, é melhor desligar esse recurso. Deixe-o pra usar numa situação onde você não vai ter um amplificador de guitarra disponível.

Espero ter ajudado, qualquer duvida deixe um comentário ou me mande um e-mail.

Um abraço a todos.

79 comentários:

Anônimo disse...

Massa. Brother so uma duvida: Se eu tenho uma caixa meteoro thor, e um pod x3 live, quando eu uso na opçao Amp nao fica legal, mas se eu usar em Line, melhora muito, so que no x3 ha tambem uma opçao que me permite simular apenas os falantes e gabinetes sem usar o Amp, esse recurso é o mais favoravel no meu caso??

Unknown disse...

Olá, seja bem vindo...

Olha eu penso da seguinte forma:

Se você tem um falante de guitarra não tem necessidade de simular um outro falante. É o caso de seu meteoro. AS simulações de falantes são geralmente usadas pra se ligar a guitarra em linha, no caso o Line de uma mesa de som, porque os falantes de um sistema de P.A. não são específicos pra guitarra.

Outra coisa, da uma pesquisada sobre impedâncias, a grosso modo, a guitarra tem uma impedância baixa, e uma mesa de som impedância alta. Sendo assim é preciso casar as impedâncias dos equipamentos, (no caso do amp isso ja é feito). Essa saída line, provavelmente tem volume de linha pra ligar numa entrada de linha seja de mesa de som ou de uma placa de audio, provavelmente ela ja casa as impedâncias

No seu caso a opção amp seria a mais indicada mesmo, mas o problema que possa estar acontecendo é que a pod é um pré-amplificador, e você esta ligando ela no pré do amp. Ou seja, você esta sobrepondo dois pré-amplificadores. Se tiver a opção de desligar o pré da pedaleira use, assim você usa somente o pré do amp.

Geralmente a melhor ligação seria no loop do amp mais esse modelo me parece ter loop de efeitos.

Já experimentou usar ela só em linha??? Essas pedaleiras da line6 são feitas pra esse propósito acredito que assim vai estar usando ela 100%...

Espero que tenha ajudado...

Um abraço

Unknown disse...

AMIGO A OUTPUT DA MINHA POD XT LIVE QUEIMOU NO CANAL LEFT (MONO)
E AGORA ?
O CANAL RIGHT NÃO É BOM?
COMO NUNCA HAVIA USADO NÃO SEI SE PERDE EM TIMBRAGEM
OBRIGADO

Unknown disse...

Seja bem vindo Texasman Guitar, obrigado pela visita.

Teoricamente seria a mesma coisa. O que a pedaleira manda na saída esquerda manda na direita. O que acontece é que o canal mono funciona para efeitos monos. Por exemplo: Um Delay estério não vai soar bem num canal só. Mas de qualquer forma é bom dar uma lida no manual pra saber questão de impedâncias e se a saída mono é a que era balanceada...

Espero ter ajudado, Abraços.

lycans disse...

obrigado Douglas...só mais uma perguntinha ...ela tem saida de fones...vc acha q seria boa pra ligar na mesa?

Unknown disse...

Olá,

Tudo é questão de impedância de saída, varias pessoas se perdem com isso e acabam não tirando um bom som. Você precisa ler no manual qual a impedância de saída da pedaleira.

Geralmente a saída de fones é propria pra fones, ou seja o amplificador e feito pra alimentar falantes pequenos e de baixa potência, pode até servir como quebra galho, mas penso da seguinte forma:

Se ela tem saídas dedicadas pra cada tarefa não faz sentido usar a saída de fones.

severino anderson disse...

minha pedaleira e uma g1 next é bem complicado de timbrar pois minha guitarra e otima pra mim (uma strinberg clp 79)só que tem drive que tem os graves estourado,tem drive que tem muito agudo queria timbrar wla pra tocar
metal entende um metal controlado pois minha guitarra e boa pra distorção

Unknown disse...

Ola Severino Anderson, tudo bem?

Obrigado pelo comentário e me desculpe a demora em responder.

Olha só, você falou da guitarra e da pedaleira, mas esqueceu um ponto importante, Onde você pluga os dois??? Isso é de extrema importância pois esse grave/agudo todo pode estar vindo do seu amplificador.

Umas dicas que podem te orientar:

Os presets que vem de fabrica geralmente são exagerados.

Atente para a quantidade de ganho da distorção (muita gente usa mais ganho do que o necessário.)

Use o equalizador pra consertar os problemas, nunca como efeito, ex.:
Se você acha que tem graves sobrando corte graves, melhor que aumentar os agudos. As vezes você nem precisa ligar o equalizador da pedaleira.

Você pode escolher um preset de fabrica próximo do timbre que você quer e ir modificando ele, assim você não começa do zero. Pra quem não tem muita pratica com timbres acho essa abordagem melhor.

Essa guitarra é boa, mas ela não tem uma captação muito forte pra tocar certos estilos de metal. Esse metal mais moderno pede caps com saída mais alto e com mais médios. E muitas pessoas tentam compensar isso no pedal/pedaleira, isso é um grande erro, se você precisa de mais punch procure captadores especifico pra isso. Metal mais clássico acho que ela vai se sair bem. (Como você não especificou o estilo de metal dei uma resposta mais genérica).

Bom acho que é isso. Qualquer duvida entre em contato de novo.

Abraços


Unknown disse...

Brother tenho uma pedaleira digitech RP70 e nao consegui achar o volume individual de cada programaçao so achei o geral, aonde fica esse volume para cada patches?

Unknown disse...

Brother tenho uma pedaleira digitechRP70 e nao achei o volume individual de cada programaçao, so achei o geral, aonde fica esse volume?

Unknown disse...

Klelvivieira Souza, Pelo que entendi essa pedaleira é bem portátil, então provavelmente, algumas coisas vem pré-programadas de fábrica. Como ela simula amplificadores, acaba que o volume do preset é o volume usado no amplificador simulado. Não tenho intimidade com esse aparelho, aconselho você dar uma boa lida no manual do aparelho, o pouco que li vi que é bem explicativo.

Abraço

Gustavo Fernanded disse...

Opa cara! Beleza?
Curti mto teu tópico ^-^
Queria perguntar algo, eu uso uma guitarra strinberg clg 62, uma pedaleira element digitech, e um amplificador Waldman GA 25R. O som clean sai mto bom, com uns efeitos delay, chorus, e reverb, e talz. Já quando coloco uma distorção o som fica estranho, com mto grave e muito agudo. Você acha que isso é só a regulagem dos equipamentos ou é pq eu uso um equipamento bosta MSM? Outra coisa, você me aconselharia blindar a guitarra pra melhorar o SOM? Ou a blindagem só serve pra chiados LEVES DE FUNDO?

Unknown disse...

Bom dia Gustavo!! Que bom que gostou do Blog.

Bom, acho que você já respondeu sua primeira pergunta. Falta médio no seu som. Isso pode ter acontecido por que você cortou médios no amplificador (ou no eq da pedaleira) ou pelo simples fato de você estar usando um tipo de distorção que privilegia os graves e agudos e corta os médios. A guitarra é um instrumento que trabalha nas regiões médias, quando você corta os médios em demasia ela tende a se perder no meio da banda e ficar indefinida. Sugiro você dar uma lida aqui: https://tigraoguitar.blogspot.com/b/post-preview?token=jKWrBE8BAAA.l6Qp3pZ659BXrCbPXQVR8A.AFHstDEo4P6dAy3tk0pYOg&postId=8676070806248382011&type=POST

A Blindagem serve para proteger a parte elétrica do instrumento de interferências eletromagnéticas externas. Com isso diminui-se bastante dos ruídos e chiados. Mas não tem relação direta com o seu timbre.

Abraços espero ter ajudado...

Gustavo Fernanded disse...

Opa Manolo! Muito o obrigado por responder. ^-^
Depois que eu conheci seu blog eu vejo a música com outros olhos. Eu achava que eu usava um equipamento bosta e estava pensando a parar de tocar, mas eu vi seu blog e aprendi a tirar o maximo do meu equipamento, só me arrependi um pouco de ter comprado guitarras com Floyd rose pois eu curto mto SOAD e não consigo tocar a maioria das músicas por questão de afinação, em breve quero comprar uma com ponte fixa. Me recomenda uma SG ou uma Les Paul? Desde já te agradeço mano, de coração MSM.

Unknown disse...

Gustavo, que bom que gostou do blog. A intenção é realmente ajudar as pessoas.

Olha só, você deve ter percebido que no blog eu não faço apologia a marcas, na minha opinião não existe equipamento ruim, existe equipamento mau usado.

Sobre a ponte Floyd Rose, eu tive guitarra com esse tipo de ponte, fã de Van Hallen como sempre fui queria ter os sons do cara . Tem uma modificação que a galera faz que é travar a Floyd no corpo. É um processo bem simples, qualquer luthier faz. Seria mais barato que comprar outra guitarra, se for o caso, claro. Você continua com uma ponte móvel mas ela deixa de ser suspensa. A linha da Fender chamada Fat Strat é assim.

Quanto a recomendação de guitarra, acho que depende do que você quer e onde quer chegar, Les Paul e SG tem timbres bem distintos. Lembrando que a combinação de captadores muda muito o perfil da guitarra, uma Les Paul com captadores Classicos do tipo PAF soam bem rock anos 70 coisas. Já se você usar uma configuração com captadores mais fortes, Você pode chegar num som mais metal moderno. Uma dica é você pegar alguns guitarristas como referencia pesquisar sobre o equipamento que eles usam e tentar chegar próximo disso. Uma coisa legal é que o SOAD costuma usar configurações mais tradicionais, os timbres deles soam bem metal clássico.

Abraço.

João Sarquis disse...

Olá!! Tenho uma pedaleira bem básica, zoomg1 next.. Não consigo um som mt bom,ligo ela direto na mesa e p.a, tem alguma dica específica para este caso?

Abraço

Unknown disse...

Cara tenho uma g1xon como faço pra timbrar ligada na mesa de som

Daniel Mesquita disse...

fala Douglas.
Possuo um pedal chorus ensemble ce-5 da boss e gostaria de saber se voce poderia decifra-lo para mim com a mesma riqueza que fez para dissecar o pedal de distorçao. da mesma forma que voce explicou as funçoes, dicas de equalizaçao, exemplos, para que serve e etc..
Estava sossegado na cama pronto para dormir e fazendo minha leitura noturna sobre guitarra e me deparei com o seu post que simplesmente mudou a minha vida e forma de percepçao a respeito da equalizaçao dos pedais e do amplificador.
muito obrigado, nasci de novo !
Parabens pelo blog, me amarrei e ja esta nos meus favoritos.

se voce me ajudar na questao do chorus seria show.

Unknown disse...

João Sarquis, tudo bem?

Então cara, para ligar uma pedaleira ou pedal direto numa mesa de som, é preciso que o aparelho possua uma saída própria pra isso. Geralmente essas saídas Abaixam a impedância da guitarra e simulam algum tipo de falante próprio para guitarra. Sem isso é difícil tirar um bom som nesse tipo de ligação. Procure saber se esse modelo tem esse tipo de saída, já vai ser meio caminho andado.

Grande abraço.

Unknown disse...

Luiz Carlos, tudo bem??

Cara como eu disse para o João Sarquis, é preciso saber se esse modelo tem algum tipo de saída própria para liga-la numa mesa de som. Se tiver o procedimento é o mesmo que você faria se tivesse um amplificador microfonado. O unico porem nesse caso é que você precisa de um bom sistema de retorno pois você não vai ter o amp pra se ouvir.

Grande abraço!!!

Unknown disse...

Daniel Mesquita, que bom que gostou do blog, a intenção é ajudar com informações que sejam uteis. Obrigado!

Cara, o Chorus não tem segredo. O Rate controla a velocidade do efeito, o Depth a profundidade do efeito. O diferencial nesse pedal é a saída estério, e o knob de corte de graves e agudos. Isso ajuda desembolar uma pouco o efeito e cortar alguns sons sibilantes, (Legal para um som mais vintage). Ele tem também um knob de Level, esse acredito que não tenha segredo.
Quanto a regulagens, o chorus é um efeito que foi muito usado nos anos 80, se você exagerar pode soar datado. A nível de referencias, para sons com acordes brilhantes tipo "Is this Love" (Whitesnake) use o Rate baixo e o Depth perto da metade. Para sons na onda do Gilmour use o Depth mais alto . Eu gosto muito do Depth pela metade e o Rate no máximo, isso cria um efeito tipo vibrado muito interessante para passagens de acordes lentas. Dependendo do pedal da até pra simular um uni-vibe pra tocar Hendrix, não é a mesma coisa, mas engana um pouco.

Essas são dicas de pontos de partida, cada pedal é de um jeito e ainda vai soar diferente dependendo da guitarra e amp, experimente a partir dessas regulagens.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Tenho uma me 25 da boss, e uma amp atomic drive da meteoro, esse só amp permite um ligação direta no input.entao Não devo usar o pre amp da pedaleira somente simulação de pedais da pedaleira?

Unknown disse...

Olá, amigo tudo bem???

Não é que não deva usar... A questão é que o pré da pedaleira foi feito para substituir um pré amp, na falta de um. Você estaria ligando um pré em outro, se o som te agrada ok, mas não há necessidade, já que você já vai estar usando o pré do próprio amp. Pré amplificadores foram feito para ligar em uma entrada com nível de linha, daí o pq de não funcionarem bem no input de um amplificador que tem entrada de volume pra instrumentos. Além é claro da questão da impedância que afeta drasticamente o comportamento do sinal dos vários equipamentos. Entendendo o caminho que percorre o seu sinal dentro do amp você vai entender essas equações. Guitarra - pré amp - Power amp - falantes.

Daniel MEsquita disse...

Grande Douglas.
pode me dar mais um help ?
entrei para uma banda de funk/disco music e gostaria de conselhos para um bom timbre para o estilo. quais sao os pedais mais usados ? wah e talvez um comprensor ? o chorus é usado tambem ? estou procurando um timbre ideal para cançoes tipo do Earth, wind and Fire, James Brown e etc...
Grazie...

Unknown disse...

Daniel,

Além desses eu colocaria um Phaser. Também ira precisar de algum drive em algum momento. Um fuzz também seria uma boa.

ledson disse...

Opa...blza Douglas? Cara...estiu precisando criar um timbre forte pra solos,com Overdrive gordo,uso cort viva series 2,gt10 e cubo fender! Tem como me ajudar? Abraço

Unknown disse...

Tudo bem Ledson?

Então cara, falar de timbre assim é complicado pq vai muito do gosto do fregues. Existem varias formas de se engordar um timbre uma delas é trabalhar melhor os médios. Outra é usar um pedal de booster, Um overdrive tipo Tubescreemer rola de mais. O que não fazer, se vai usar mais drive esqueça o compressor, o som já vai ser bem comprimido. Prefira combinar dois pedais de drive ao invés de usar o ganho de um no talo. Até um delay bem regulado pode dar uma encorpada no som. Só não exagere nas regulagens... Grande abraço!!!

Sandré Cardoso disse...

olá bem eu gostaria de configurar meu pedal para tocar bodas de figaro(mozart)será que é difícil.Eu consegui a tablatura só que o som não igual!!!tenho um pedal G1 da zoom

Unknown disse...

Olá Tio Sam Tutoriais... Desculpe a demora em responder....

Não entendi bem sua duvida... Bodas de Fígaro é uma opera, você quer soar igual na guitarra????

O.E. Organização Evangélica disse...

Olá,

Tenho uma Pedaleira DG STOMP da Yamaha e utilizo junto com pedais analógicos da boss. Minha questão é que não consigo um timbre legal, se coloco os analógicos antes da pedaleira, acabo perdendo volume e não sinto o timbre, se coloco depois da pedaleira, o som fica esquisito e sem timbre.

Minha ideia seria usar os analógicos por exemplo overdrive da boss como booster.

Como posso usar os 02 juntos e tirar um timbre legal?

Abçs

Unknown disse...

Ola O. E. Organizações Evangélicas.

Primeiramente me desculpe a demora, tempo anda curto por aqui.

Olha só, essa pedaleira que você usa na verdade é um simulador de amplificador, do tipo POD ou V-Amp... Acho que seja aí o seu problema, esse tipo de aparelho foi feito pra se usar direto numa entrada de linha, não conheço ele a fundo, mas geralmente o problema que as pessoas tem com esse tipo de aparelho é justamente esse, casar a impedância de saída dele com a impedância de entrada do ampli. Laga-lo na frente do amp como se fosse uma pedaleira convencional não vai dar bons resultados, use ele direto numa mesa de som ou então no loop de um amplificador de guitarra dessa forma você elimina a pré do amp e só usa o power.

Se fosse pra usar ao vivo, eu usaria ele como um simulador mesmo, simulando um amp limpo e ligaria os pedais no input como se fosse ligar em um amp real, ainda aproveitaria os efeitos de modulação e ambiência dele... Pra isso que você quer acho que essa seria a melhor combinação...

Obrigado pela visita.

O.E. Organização Evangélica disse...

Muito Obrigado. Mas pra ver se eu entendi, na minha situação, se eu for usar o amp de guitarra porém no input (na frente do amp) usando o dg stomp, o certo seria desativar o pré-amp da pedaleira usando somente como modelador de efeitos como chorus, flanger e etc?

E no no caso de o amp tiver o loop, eu tenho que usar direto no "return" (atrás do amp) mas mantendo neste caso o pré da pedaleira ativada?

Abçs,

Unknown disse...

Sim, como essa pedaleira é um simulador de amplificadores, você vai substituir o pré do seu amp pelo da pedaleira.

De uma lida no manual porque alguns aparelhos costumam ter alguma forma de adaptar a saída pra diversas situações, as pedaleiras da Linha GT da Boss mesmo tem essa opção. Mas por ser um pré amp, ainda acho que a melhor opção seria usa la para tal fim...

Unknown disse...

Uso pedaleira e cabei de sair de um meteoro atomic drive 20 wats para um staner shout 212 100, mas não tô conseguindo achar um timbre de distorção que me agrade. Queria uma dica de como posso timbrar, ou se esse amp da Staner é ruim?

Sandré Cardoso disse...

quero suar na guitarra como nesse vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=UpNTgbYGzvQ

Cesar disse...

Otimas dicas, estou a alguns anos tentando chegar no timbre que eu quero, mas sempre falta alguma coisa. Em solos parece que o som fica meio seco, sem vida. Ai ponho Delay ou reverb e parece que fica embolado. Eu gravo o audio com o celular pra ter mais nocão do que toco e parece que o som fica artificial demais, principalmente o drive, nao fica encorpado e nem magro. Dificil de explicar, tenho uma GT-100 e um amplificador valvulado da Laney Iron heart. eu deixo sempre em linha. Sera que o erro pode ser esse? Deveria usar a ligação de 4 cabos talves? Obrigado e parabens pelo blog

Unknown disse...

Laelton, tudo bem??? Olha só, timbre é uma coisa muito subjetiva, não tem receita de bolo. Cada guitarra, ampli, soam diferentes, aí você bota no molho pegada do guitarrista, sala onde você tá tocando, cordas, palhetas, etc... tudo isso acrescenta um pouco ao timbre e essa soma toda é o que você ouve. Por isso é tão difícil dar uma receita... Uma aposta minha seria que você tava acostumando com um amplificador menor, agora precisa se adaptar a um novo aparelho com outras características. Um amplificador de 20 Watts tem bem menos graves que um amplificador maior... grande abraço!!!

Unknown disse...

Tio Sam Tutoriais, não tem nada demais nesse timbre, drive e um pouco de reverb. Uma dica, pesquise o equipamento que esse cara usa (use o Google) ou algo próximo a esse som, aí você tenta achar algo próximo na sua pedaleira. Você pode também tentar achar algum preset parecido e modifica lo a seu gosto. Abraço!!!

Unknown disse...

César, obrigado, que bom que gostou do blog. Olha só, não entendi, você liga o amplificador em linha? Reverb e Delay são efeito que criam ambiências eles soam melhor quando você já tem um timbre já legal, eu só penso nas ambiências quando já cheguei num timbre que me agrade. É bom usa los com parcimônia, pois costumam embolar quando exagerados. Gosto de usar um Delay mais rápido pra com duas ou três repetições no máximo, pra solos com muitas notas. Pra solos mais espaçados pode se usar um Delay mais longo. O celular não é o melhor pra se gravar, se ele estiver muito próximo do amplificador vai saturar, se estiver longe pega muito ambiente. Outra coisa, o jeito que você ouve seu amplificador influência em suas decisões. Se você colocar o ouvido próximo ao alto falante (bem próximo mesmo) vai perceber que o timbre é bem agudo e cortante, quanto mais se afasta mais abafado vai ficando. Além de que você começa ouvir o som refletido do ambiente. Tudo isso influencia em suas decisões de equalização. O melhor mesmo é você só timbrar quando o amplificador já estiver posicionado no palco e no volume que você irá usar. Abraço!!!

Unknown disse...

Paz irmão...Toco na igreja e tô com dificuldade pra timbrar uma pedaleira boss gt 100 e um amp meteoro rx-100 oom uma guitarra ibanez rg350ex...o amp só tem line e nada mais...quais suas dicas de ligação para obter o melhor som?Se der pra ajudar, agradeço.

Unknown disse...

Tudo bem Seneval??? Olha só, se o sistema de monitoramento da igreja for legal eu usaria a pedaleira direto em linha e evitaria o amplificador. (O técnico de som agredeceria). Em lugares fechados e que costumam ter um pé direito bem alto que é o caso de quase todas igrejas, você tem muitos problemas de acústica, quanto menos fontes sonoras espalhadas pelo ambiente melhor. Você tem uma outra opção que é usar uma das saídas da pedaleira pra enviar som pro P.A. e a outra pra enviar a seu amp que serviria somente de retorno pra você. Ou em último caso eu timbrava meu amp normalmente nas não usaria ele pra mandar som pro público somente melhor microgonado lo, assim você não precisaria de um som muito alto pois o P.A. que ficaria encarregado de mandar som pro público. Evite usar a linha dos Amplificadores, o auto falante é um item muito importante no timbre e quando você usa a saída de linha você perde o som do falante.

arthur disse...

Olá tenho uma line 6 floor pod plus, e tem duas saidas left/right, ou seja mono/stereo, qual devo usar? E o volume do clean tem que estar proporcional ao do bypass?

Unknown disse...

Tudo bem Arthur? Se tiver especificado use a saída mono, se não tiver nada escrito pode ser usada qualquer uma, mas de uma lida no manual pra ver o q o fabricante diz. Sobre o volume sempre deixo o volume com o mesmo do by pass, pra não saturar a entrada do amplificador o mesa, e também pq vc pode ter o by pass como opção de timbre.

Abraço!!!

Antonio - Sintexto disse...

Boa noite, sinto que terei dúvidas muito bem solucionadas por alguem que de fato entende. Meu set: mini8 com 2 guitarras floyd. 1. Existe alguma pedaleira analógica que possua reverb-delay-wah-distorção para usar como loop sem ser pedais individuais? 2. Se eu tiver uma distorção analógica nesse loop eu posso usar o canal 2 como boost apenas controlando via footswitch? Eu comprei um ótimo ampli e estou com muita dúvida, pois uma pedaleira 64 bits não seria cara e exagerada para efeitos nesse loop? e montar um pedalboard parece mais poluído ainda...

Antonio - Sintexto disse...

Outra... há forma de usar vst como sinal digital vindo de uma placa usb em um loop nesse valvulado para ampliar possibilidades para testar ou não é nada proximo do sinal de uma dessas pedaleiras? Na verdade, eu gravo microfonado o ampli "cru"... e vou acrescentando efeitos no computador... mas eu gostaria de fazer isso "ao vivo"...

Unknown disse...

Tudo bem Antônio????

Vamos por partes. Efeitos como reverber e delay são processados de forma digital em pedaleiras.

Delays e Reverbers são comumente usados no loop do ampli, distorção e wha não são comuns. A distorção é processada no pré do amplificador por isso usamos efeitos de ambiencia no loop, dessa forma você pode distorcer o ampli que os delays e reverbers vão continuar intactos. Distorção não soa bem no loop. Uma forma comum de usar esse tipo de ampli é você distorce lo e usar um pedal de overdrive como Booster más plugado na frente, assim vc teria um timbre pra bases e um pra solo (booster acionado) más a opção de um canal limpo e os efeitos de modulação e ambiencias no loop. Seu controle seria bem maior e muito mais versatilidade.

Abraço.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sinceramente, temos opções bem legais que acho desnecessário esse tipo de ligação até poriginal que você teria problemas de impedância, além de que você precisaria de um sistema operacional muito bom e estável pra se usar ao vivo e isso é caro. Quem usa VST ao vivo já usa a plataforma completa, e um bom sistema mídi pra controlar tudo. Você precisa ver se compensa investir nisso.

Unknown disse...

Cara depois de lê seu blog a musica pra mim teve novo sentido aprendi a timbrar e ficou provado que equipamento razoável pode sim soar bem, pois o meu mudou da água pro vinho. Cara foi fantástico ouvir o som da minha guitarra strimberg Floyd rose "blindada" com a RP 90 e o cubo STEEL 70 GT 50w "selado" e cabos Santo Ângelo. Agora é só da vida a musica e tocar com a alma. Cara muito obrigado mesmo valeu!

Unknown disse...

Quem bom q gostou Amarantino... Muito bom poder ajudar... Grande abraço!!!

Joe disse...

Olá. Ótimo post. Uso uma gt100 num ampli válvulado jcm900 mas só uso na opção em linha simulando um pré amp. Qdo uso o drive do válvulado que por mais famoso que ele seja ele parece ficar muito saturado. Não consigo fazer um solo crunch. Me dá raiva kk entao uso mais em linha mesmo. Simulando falantes e tudo. Mas eu uso muito ganho fica sem definição e embolado como vc disse. Se eu uso menos drive fica definido porem perde sustain mesmo eu ligando o compressor. Se eu procuro deixae em flat mas não fica bom. Não sei se aumento o level da pedaleira do efeito ou do ampli. Só toco em casa. Alguma dica? Chego a achar que é a minha palhetada e digitação. E outra coisa. Qual a melhor posição do eq na cadeia de sinal. Desde já obrigado

Unknown disse...

Olá Joe!!! Que bom q gostou. Seja bem vindo.

Olha só, sustain é uma soma de vários fatores, guitarras tipo Strato por exemplo, pela questão de sua construção não possuem um bom sustain, ter um bom vibrato também ajuda a conseguir mais sustain, e por aí vai, são vários fatores. Uma dica boa é você regular seus drives em taxas mais altas e usar o potenciômetro de volume da guitarra pra chegar num crunch, abaixando-o, soa bem mais natural. Use a equalizacão pra moldar o som, se você só toca em casa, provavelmente toca em volume baixo aí é preciso usar a eq pra se adequar. Outra forma de conseguir um bom crunch é usar simulações de baixo ganho, as fenders são ótimas pra isso. Quanto a volume, pensa numa cadeia de sinal, o ultimo elemento da cadeia é o q controla o volume geral. Ex: o volume master do amp é um volume geral, ou master volume, um pedal no input acrescenta volume de entrada, você precisa de mais volume master aumente o amplificador, se precisa de mais volume de entrada aumente o pedal. Entender a relação entre esses tipos de volumes é importante. Sobre a posição do eq, depende de qual a finalidade. Eq antes dos drives funciona como um boost de timbres, eq depois serve pra moldar o timbre. Você tem q experimentar. Ja usei como booster depois dos drives dando um pouco de volume e uma leve mudada no timbre pra solos e detalhes. Experimente cara, seu ouvido é quem manda... lembrando que o volume q você toca influência em sua percepção de timbre, assim com a posição do falante em relação ao seus ouvidos.

Espero ter ajudado
Abraço

Joe disse...

Obrigado novamente. Vou testar assim que possivel e comento aqui o resultado. Ah, outra coisa que eu esqueci de perguntar. Se eu estou tocando de frente para os falantes o som fica mais agudo. Se eu toco de lado para os falantes parece que fica mais grave. Na hora de timbrar eu fiquei na duvida em qual devo me basear. abraços

Unknown disse...

Ok, de um feedback aqui sobre os resultados....

Alto falantes de guitarras são direcionais, imagine a luz de uma lanterna no escuro, ela sai e se propaga em forma de cone, os alto falantes funcionam de forma bem parecida. Quanto mais longe desse eixo menos som direto você ouve e mais som refletido vindo da sala, por isso soa abafado. O ideal é você conseguir ficar num lugar onde você ouça bem os falantes, pense o seguinte se você se afasta mas ainda consegue ver o alto falante você vai ouvi-lo. Cuida pra não ficar muito longe pois você vai ouvir muito mais som de sala. Guitarra é estridente mesmo cara, por isso é bom tomar cuidado com os agudos pra que ela não soe irritante. Por outro lado, se faltar agudos você perde definição. Essa é a luta, conseguir brilho sem soar aspero e pontudo.

Anônimo disse...

opa brother tudo na paz!!! curti demais o blog vc poderia me explicar alguma coisa sobe o efeito delay em colcheia pontuada na X3 live obrigado abraços...

Unknown disse...

Que bom que gostou Jonas...

Bom, eu nunca usei essa pedaleira, então não posso te ajudar a configurar o delay. Se o caso é saber o que é o efeito vamos lá.

A colcheia pontuada tem o mesmo som da celula ritmica q usamos no blues chamado shuffle... São duas notas sendo que a primeira dura mais q a segunda. O q faço é tocar a primeira nota e regular o delay pra fazer a segunda até q fique parecendo uma levada shuffle. Aí tenho meu delay em colcheia pontuada. Isso é bem útil pra quem usa tap, fsz as regulagens de forma manual. Comece com o feedback zerado pra ter uma unica repetição, quando conseguir o efeito aumente o feedback o quanto precisar. Não exagere.

Em pedaleiras digitais vc consegue programar isso, mas como disse, nunca usei esse modelo, procure no manual.

Abraço!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Muitas dicas interessantes! Irei passar mais vezes por aqui! Deus o abençoe!

Unknown disse...

Que bom q gostou!!!! Seja bem vindo.

Unknown disse...

Eu tenha uma zoom g1, ela possui essa função de simulador de falantes?
A minha situação é, tenho pedais, pedaleira, amp, guitarra, direct. E quero jogar tudo isso na mesa de som, qual o procedimento? Desde ja agradeço

Unknown disse...

Olá, tudo bem?

Olha só, se você vai usar amp a melhor forma é microfonar. Se quiser ligar direto na mesa use as simulações de amp e falantes da pedaleira. Você pode passa la pelo direct e usar uma entrada pra microfone na mesa.

Espero ter ajudado. Abraço.

Anônimo disse...

Douglas eu tenho algumas dívidas. Tou começando agora e acabei de compra meu aquipamento. Tenho uma stratocaster Sx. E uma pedaleira multi effeito BOSS GT-1. eu tenho essa dificuldade de tira um som legal nela. Eu toco na igreja assembleia la e na mesa de som ai tem a medusa que nos conecta os cabo. Como eu devo lica ela e tira um som limpo? Um timbri apurado e como uso os drive de base? E limpo de de base com Dalay rereverb? Tudo na mesma altura. Obg pela atenção. E bom som mano.

Unknown disse...

Cara, se você está começando estude o máximo q puder sobre esses equipamentos. (Ter os manuais ajuda muito). Pra ligar direto na mesa de som você precisa usar a seção de pré e falantes da pedaleira. Procure no manual os amplificadores simulados por essa pedaleira e estude o máximo sobre eles. Uma simulação de fender twin por exemplo ja te da um bom som limpo, assim como uma simulação de JCM800 te da um bom drive. Se na medusa q vc falou tiver um entrada P10 use-a. O ideal seria passar por um direct box antes. Não exagere em efeitos de ambiência (reverbs e delays) eles podem embolar seu som... Ja que você está começando, melhore sua pegada, 80% do timbre esta na sua mão.

Abraço!!

Unknown disse...

Oi tenho uma prdaleira zoom g7,queria saber se eu botar o volume master dela no máximo melhora o timbre ou se tem algum padrao,vejo muitos​ guitarristas usado a pedaleira com vol.master no máximo.

Unknown disse...

Olá, tudo bem??

Então, eu não usaria no máximo. Por uma razão simples. Se você no meio de um show precisar de mais volume não terá mais pra aumentar. Experimente algo entre 45%, dessa forma você terá uma margem se precisar de mais.

Tome cuidado com volumes altos, as vezes você tem a sensação que o timbre melhorou só porque aumentou o volume.

Abraço.

Unknown disse...

Muito boa a explicação cara. Pelo que entendi a sacada básica é entender bem como a guita se comporta limpa, entender cada efeito e como eles se comportam na cadeia e principalmente entender que menos é mais! Valeu cara!
Felipe Parente.

Unknown disse...

Exatamente Felipe... Abraço!!!

Unknown disse...

Ótimo conteúdo! Foi um achado, de verdade. Douglas, sou inciante na guitarra, e recentemente montei um set bem básico mesmo: uma strato tagima tagima, um amp oneal pequeno, 30wats e essa semana peguei uma boss me 80. Cara, estou com uma grande dificuldade de timbrar o drive dela no amp, sempre "abelhudo". Já até tentei ligar o simulador de falantes da pedaleira no amp, mas não melhorou muita coisa não. Toco numa igreja pequena e antes da pedaleira usava meu notebook com guitarig.

Se puder me dar alguma dica...

Um abraço amigo!

Unknown disse...

Olá David, que bom que gostou!!!

Vamos lá. De uma olhada e veja se o simulador de pré amp está ligado na padeleira. Se você vai usar amplificador não precisa dele. Outra coisa, as pedaleiras da Boss custam ter alguma forma de configurar o sinal que sai da pedaleira, para adapta lá a diversas situações, linha, fones, combo, stack. No seu caso seria combo, mas experimente todas e veja qual lhe agrade mais.

Abraço!!!!

Anônimo disse...

Opa, meu nome é César e te digo, maravilha de post, obrigado por compartilhar. Uma dúvida, tenho uma Boss GT-100, e uma amp valvulado, Dizem que o correto é ligar a pedaleira no return do amp e desligar o mic e simulador de caixa. Sempre liguei direto no input e pareceu soar bem, tentei no return, mudei o line out deixei tudo certinho, desliguei o simulador de caixa e tudo mas ficou bem estranho. Será que esqueci de algo? Obg

Unknown disse...

Olá César, que bom que gostou. Cara, o juiz é seu ouvido, se tá soando bem pra você não vejo porque mudar. A recomendação de usar o return do ampli é pra quando você quer pular o estágio de pré do amplificador e usar da padaleira. Se você gosta do pré do seu ampli não há necessidade. Abraço!!!

Unknown disse...

Cara tem uma pod hd 500 e um amplificador fender , quando eu ligo a pedaleira no input do amplificador o som fica abelhudo , devo só usar simulação de cabeçote sem as caixas ?? O que você acha que devo fazer para melhorar.... Preciso da sua ajuda pois vou focar em um evento muito importante é preciso timbrar.......

Marcello disse...

Fala amigo tudo bem? embora o seu tópico seja de 2015, ele é super atual! parabéns pelo tópico amigo. Aproveitando o ensejo gostaria de fazer uma pergunta, Tenho uma guitarra Ltd (humbucker)+ pedaleira boss GT-1 e utilizo ligado em linha no meu home theater (onkyo) que possui excelentes Caixas JBL, a minha pergunta é: Vale a pena comprar um amplificador? estou perdendo muito em apenas utilizar esse equipamento em linha? pois sou iniciante na guitarra e nunca toquei com caixa amplificada. Abraço

Canário disse...

Bom dia!

Eu comprei recentemente uma pedaleira BOSS GT-1.
E confesso que gostei bastante dos timbres e da praticidade em geral.
Uso-a mais para tocar em casa mesmo, como hobby.. até aí sem problemas, pois a utilizo com fones de ouvidos.
E talvez por isso, sejam mais perceptíveis os meus problemas em relação ao som.
Acontece que tenho tido dificuldade em lidar com o "ruído" que fica, principalmente com som distorcido (com humbuckigs ainda dá pra driblar um pouco o chiado, mas com captadores single coils....é praticamente impossível. Mesmo com drive com ganho minimo...).
Não sei se é problema na rede elétrica de casa... pois quando vario o meu posicionamento em relação a pedaleira, dá uma diminuída no ruído. Embora...eu gostaria mesmo é que CESSASSE por completo.

Levei a guitarra no luthier, para dar uma geral na parte elétrica, aterramento, etc.
Vamos ver se resolve... ou ameniza pelo menos.


Abraço.

Unknown disse...

Se você ligar direto no input não há necessidade de usar simulação de caixas. Abraço.

Unknown disse...

Esse tipo de equipamento funciona bem em linha, talvez o seu home theater não seja a melhor opção, em termos de timbre. Se lhe agrada é o que importa, mas, se tiver oportunidade algum dia use ela em um bom sistema de som ou amplificador. Vera que tem uma diferença. Obrigado pelo contato.

Unknown disse...

Alex, captadores single sofrem bastante com interferências, bem provável que seja a rede de sua casa mesmo, de uma olhada nos cabos também, eles também costumam dar problemas. Se mandou num Luther, uma boa blindagem deve diminuir bastante essas interferências. Essa pedaleira deve ter algum redutor de ruído, tipo noise reduction, da uma olhada no manual,so não exagere pra o timbre não ficar artificial. Abraço

Anônimo disse...

Eu uso a GT100 como interface, uso o amplificador ligado no input as vezes no return e escuto o som por ele mesmo como referencia, o problema é que todo timbre parece que sai saturado, eu escuto ele e fica bom demais, mas quando vou ouvir a gravaçao pela daw fica bem mais saturado sem corpo, Quando eu gravo em linha com o phone de ouvido como referencia fica a mesma coisa, apesar que pelos phones é pior pois não é um dos mais profissionais, é um AKG k92. mas segue o dilema. Ouço um som e na daw sai outra. Será normal?

Unknown disse...

Se entendi vc está ligando um amplificado no input da pedaleira. Se for isso você está saturando a entrada da pedaleira. A melhor forma de usá-la, nessa situação, é tirando os timbres dela mesmo.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

  ©Meu Timbre - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo